Do Fundamental 2 para o Médio

ENEM, vestibular, mercado de trabalho, empregabilidade, empreendedorismo, formação de valores éticos e de cidadania são expressões que permeiam os conteúdos, atividades e relações no Ensino Médio.
Com o ingresso do aluno no Ensino Médio, elas passam a ser usadas com certa “pressão” sobre os adolescentes.

Ainda em formação, e talvez em sua fase mais crítica, um adolescente que está perto de ingressar no Ensino Médio vive um período de muitas dúvidas e incertezas, pois, juntamente com todas as transformações de ordem biológica, psicológica e social que está vivendo, necessita dar um grande passo para uma escolha que vai, em sua fantasia, determinar sua vida profissional: a escolha de uma profissão.

O estudante entra simultaneamente na adolescência. Multiplicam-se as reuniões com amigos, as baladas, conversas com centenas de amigos nas redes sociais. Aparece o desejo de assistir ao nascer do sol…

Esse momento de passagem é propício para a reflexão.

A classe que frequenta há 4 anos deixará de existir, muitos amigos estarão em salas diferentes no ano seguinte, dos velhos conhecidos professores do Fundamental 2, outros surgirão, da posição de aluna mais velha do Fundamental será a “pirralha” do Ensino Médio, o grau de exigência e profundidade em relação aos conteúdos que vêm crescendo ano após ano terá um salto considerável….é preciso que os alunos percebam isso para se preparar. Tudo é novo e pode ser traumático.

Mas essa mudança não será traumática se o adolescente contar com apoio externo. É função da escola e da família amenizar a transição entre o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, onde haja diálogo sobre essa nova etapa e acompanhamento desse processo, com um olhar diferenciado para esse jovem que necessita de uma postura também diferenciada de acompanhamento.

Lembrem-se todos, é uma parceria aluno – escola – família estabelecida com uma única finalidade: o sucesso do aluno.

É importante ter consciência do que estamos fazendo. Mais importante do que isso: por que estamos fazendo uma parceria aluno – escola – família? Para que o aluno seja bem sucedido. É preciso que todos acreditem nessa possibilidade.