INSTITUCIONAL

O Expoente trabalha com uma proposta pedagógica de excelentes resultados, sempre inspirada em valores da família e com o compromisso diário na transformação e educação.

Visão

A visão do nosso Colégio é construir uma sólida formação cultural cujos conteúdos, sempre que possível, estão contextualizados e relacionados tanto no cotidianos, quanto nas  disciplinas.

Missão

Ministrar uma educação de qualidade capaz de formar cidadãos conscientes do seu papel na transformação de um mundo melhor e mais justo.

Proposta pedagógica – 2016

0 SEU FUTURO ACIMA DE TUDO

A: O OLHAR INCLUSIVO NOS DESAFIOS DA SALA DE AULA.

“Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara!”
(José Saramago)

PÚBLICO ALVO: Alunos do 1º ao 9º ano Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio do Expoente Colégio e Cursos.

I – JUSTIFICATIVA:

O cotidiano escolar é construído de diferentes valores, experiências, concepções, crenças e relações sociais que fazem da Escola um espaço de multiplicidades, exigindo assim que os profissionais da educação e, sobretudo os professores tenham um ”olhar pedagógico” para um bom desenvolvimento do processo de aprendizagem.

O olhar pedagógico nos inspira a ver com olhos de alguém que é capaz de observar além de um mundo físico. Ser capaz de identificar o que se passa com o alunado para além da sala de aula, resolver não apenas questões didáticas, como também questões afetivas e morais, sendo uma preocupação que é incondicional aos parâmetros de um bom olhar pedagógico.

Ver é uma capacidade física, entretanto, cada olhar é diferente uns dos outros. Nem todos aqueles  que são capazes de ver têm a habilidade de enxergar aquilo que está em sua volta, de sensibilizar-se com o próximo ou de simplesmente enxergar a si mesmo. A nossa capacidade de percepção é inata, mas pouco praticada em nossa sociedade, mesmo os deficientes visuais conseguem ter esse “olhar” que muitas vezes é negado por aqueles que têm plenas condições físicas do globo ocular. A negação perante o que vemos é o que tornar banal os absurdos vividos pela sociedade nos dias de hoje.

“… o olho, fronteira móvel e aberta entre o mundo externo e o sujeito, tanto recebe estímulos luminosos (logo, pode ver, ainda que involuntariamente) quanto se move à procura de alguma coisa, que o sujeito irá distinguir conhecer ou reconhecer, recortar do contínuo das imagens, medir, definir, caracterizar, interpretar, em suma, pensar” (BOSI, 1988: 66)

O nosso Projeto Pedagógico traçará caminhos que permitirá ao alunado dentro da sala de aula estabelecer vínculos levando-os a uma aprendizagem significativa.

II – OBJETIVO GERAL

Envolver toda a comunidade escolar e, principalmente, os educadores e educandos no espaço sala de aula, contribuindo para criar vínculos afetivos e uma aprendizagem significativa.

III – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Perceber a importância da construção de vínculos na sala de aula.
  2. Possibilitar ao aluno aulas significativas facilitando a aprendizagem.
  3. Identificar a avaliação como um instrumento que fortalece os vínculos e possibilita a aprendizagem a todos.
  4. Criar as condições para favorecer a construção de vínculos que potencializem as aprendizagens.

IV – SUBTEMAS:

• Construindo Vínculos na Sala de Aula.
  • Vínculos e Aprendizagem Significativa.
  • Avaliação Vinculadora x Aprendizagem
  • Vínculos x Mundo desvinculado

V – METODOLOGIA:

A metodologia será baseada numa visão interdisciplinar, procurando estudar vários tipos de textos, filmes, debates e estruturar a culminância junto com o calendário de atividade da escola.

VI – AVALIAÇÃO:
        Será periódica através de diversos instrumentos.