JUDÔ

Judô que é um esporte que oferece benefícios claros de integração física e social para crianças e jovens, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social integrado.

Através do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu “acervo” motor com essas experiências.

Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar. Geralmente, crianças com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua autoestima, sua autoconfiança e consequentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar.Apesar de ser uma modalidade individual, o Judô prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina. O Judô, neste caso, deve ser usado como um meio para desenvolver a criança, tendo como objetivo final vencer a timidez e melhorar os relacionamentos.

O judô traz benefícios para as crianças e adolescentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada:

• Desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno;
  • Prepara os jovens para uma convivência harmônica em seu ambiente social;
  • Estimula o interesse pela competição sadia;
  • Desenvolve o educando como um todo.

Para as crianças a prática do judô contribui para:

• Controle muscular;
  • Aperfeiçoamento do reflexo;
  • Desenvolvimento do raciocínio;
  • Equilíbrio mental;
  • Reforço do caráter e da moral;
  • Fortalecimento da autoconfiança;
  • Respeito aos companheiros.

Aos jovens, o judô propicia:

• Cuidar beneficamente do físico e do caráter;
  • A transformação da disciplina;
  • O equilíbrio mental;
  • Tratar o semelhante com respeito e humildade;
  • Torná-lo útil à sociedade.