FUNDAMENTAL I

No Ensino Fundamental I, são observadas mudanças significativas no desenvolvimento cognitivo do aluno. Nesse período, são apresentadas situações didáticas cada vez mais complexas que possibilitam ao aluno iniciar a estrutura dos seus conhecimentos relativos a leitura, escrita, cálculo e resolução de problemas.

É um período de muita motivação e de intensa curiosidade, muito compensador e gratificante.

Paralelamente a esse desenvolvimento cognitivo, o aluno constrói sua identidade, amplia seu conhecimento de mundo e se apropria de diversas linguagens e formas de representação.

Ainda nessa faixa etária, além de construir noções e conceitos, o aluno tem a oportunidade de desenvolver atitudes e valores por meio da interação com colegas, professores e funcionários.

Nessa faixa etária, as referências sociais se abrem de forma crescente e o aluno começa a dar passos maiores em direção à autonomia. Assim, é importante ampliar suas possibilidades de gerir, com o nosso apoio, sua vida escolar cada vez mais autonomamente.

O Ensino Fundamental I se propõe a:

• desenvolver no aluno a autoestima, a percepção de sua individualidade e a afetividade;
  • facilitar o autoconhecimento do aluno, por meio do convívio com o outro, de forma que aprenda a ouvir, expressar suas ideias e respeitar opiniões diferentes;
  • proporcionar situações nas quais o aluno aprenda a utilizar diferentes linguagens de representação e formas de comunicação para interpretar o mundo e expressar-se;
  • desenvolver o senso crítico do aluno para que busque soluções em situações de conflito;
  • possibilitar ao aluno perceber-se como integrante de um grupo.